quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Humanização e Espiritualidade nos Hospitais Espíritas.

No dia 30 de julho, representantes dos principais hospitais espíritas do Brasil estiveram presentes na reunião que firmou a parceria entre a Uniespírito (Universidade Internacional de Ciências do Espírito) e a Associação Pró-Saúde mental.

O Fundador e idealizador do Projeto Uniespírito, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, promoveu um debate enriquecedor sobre a necessidade de incluir o sistema espiritual no prontuário médico nos hospitais.

“O médico pode não acreditar em nada que se refere às questões espirituais, mas o paciente tem o direito de saber que existem pesquisas científicas, por exemplo, sobre os efeitos da prece na saúde e tantos outros os avanços da ciência nesta área. Mas o que estamos nos organizando para realizar não é apenas para que o médico passe a falar de religião, mas principalmente, para que possa expor um conhecimento da natureza e dar ao paciente o direito de pedir auxílio espiritual enquanto estiver no hospital”, diz Dr. Sérgio Felipe.

Várias ações foram acordadas para que a formação dos Comitês de Qualidade de Vida pudesse receber o devido embasamento. Dentre elas a capacitação de voluntários e profissionais da saúde dispostos a ingressar nos Comitês, através de um curso de “Agente Promotor da Saúde”, que será oferecido no ano que vem pela Uniespírito.

Arnaldo Coutinho, presidente da Associação Pró-Saúde Mental, expressou a importância da reunião não somente para o movimento espírita. “Esta reunião é um marco na história da Psiquiatria brasileira. Já estamos a um tempo tentando organizar ações como esta. E eu entendo que este trabalho é uma necessidade cada vez maior em nossas casas espíritas e em nossos hospitais. Agora precisamos realizar”, explica Coutinho.

“Esta parceria e disposição dos aqui presentes em participar da formação dos Comitês de Qualidade de Vida – Humanização e Espiritualidade e promover a idéia do hospital espírita como plataforma de Saúde Pública, vai mudar a Psiquiatria no Brasil. Nossa proposta é restaurar a essência da Psiquiatria que remete a conexão com o divino”, conclui Dr. Sérgio.

Hospitais e Instituições de Saúde que estiveram presentes:

Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

Instituto Fraternal de Laborterapia

Associação Pró-Saúde Mental

Centro de Tratamento Bezerra de Menezes

Hospital Francisca Júlia – CVV - São José dos Campos

Clínica Sayão – Araras

Instituto Pineal Mind

Casa Cairbar Chutel - Araraquara

Aassista o vídeo sobre a questão espiritual em psiquiatria para saber mais sobre o assunto. Click aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=5mvarxEB-Dk

Nenhum comentário:

Postar um comentário