quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Exatamente hoje, 15 de fevereiro

Foi em 1925, numa época em que não dispúnhamos das facilidades tecnológicas atuais, que Cairbar Schutel – considerado O Bandeirante do Espiritismo – lançou na então pequena Matão a sua Revista Internacional de Espiritismo, bastante conhecida como RIE. São 87 anos de circulação ininterrupta e atingindo dezenas de países, com credibilidade reconhecida, e cumprindo as funções que seu fundador idealizou: divulgar o Espiritismo, discutir especialmente o tríplice aspecto da Doutrina Espírita: ciência, filosofia, religião.

Cairbar ficou conhecido pela sua lucidez, determinação e grande ousadia criativa, com ações destemidas em seu tempo, quando enfrentou perseguições e grande resistência numa época de intensa limitação cultural e predomínio do preconceito pelas ideias libertadoras apresentadas por uma Doutrina ainda incompreendida naquela época.

Os títulos de Bandeirante do Espiritismo, Espírita nº 1 do Brasil e Pai dos Pobres de Matão, justificam-se por si só. Seus atos, ações e comportamentos de respeito a todas as criaturas – nunca desprezando ou discriminando quem quer que fosse – e crenças, sua bondade espontânea e suas ações humanitárias sempre embasadas pelo alto sentido da caridade, mesmo antes de tornar-se espírita, falam da vida de um homem dedicado ao bem, completamente.

Escreveu vários livros, fundou instituições e publicações e é reconhecido com um Gigante do Espiritismo, face à dedicação para viver e divulgar os princípios norteadores da Doutrina dos Espíritos, organizada, codificada por Allan Kardec. Numa época de dificuldades e preconceitos, ele provou com ações o desprendimento em favor do bem, especialmente pela humildade que o caracterizou a existência.

Agora que sua RIE completa quase 9 décadas de circulação, é bastante oportuno conhecer a história de Cairbar e de sua Editora O Clarim, que continua os objetivos de seu fundador. Visitar o site, assinar suas publicações, conhecer seus livros e divulgar as reflexões e ensinos desse autêntico homem de bem que influenciou toda uma geração com seus exemplos, é dever daqueles que hoje nos situamos na seara de trabalho proporcionado pelo ideal espírita.

Visite o site: www.oclarim.com.br – O amigo leitor terá em mãos, assinando as publicações ou adquirindo os livros do lúcido autor, um tesouro de conhecimentos para estudar o Evangelho de Jesus e os princípios básicos do Espiritismo.

Nossa homenagem, pois, aos 87 anos da respeitada REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO, e nossa gratidão a Cairbar Schutel. O dia 15 de fevereiro assinala essa importante data na história do espiritismo mundial.

Colaboração: Orson Peter Carrara

Nenhum comentário:

Postar um comentário