sexta-feira, 1 de março de 2013

Simples homenagem ao médiu Celso Afonso Almeida…

O médium psicógrafo Celso de Almeida Afonso, 72 anos, nascido em Araxá - MG, faleceu na madrugada de terça-feira (27). O espírita que era aposentado na função de ourives em Uberaba, às sextas e segundas-feiras, trabalhava no Centro Espírita Aurélio Agostinho, localizado no bairro Fabrício, em reuniões de psicografias, onde, há mais de 50 anos, praticava a mediunidade.

Seu corpo foi velado no Centro Espírita Aurelio Agostinho durante toda terça-feira dia 26,   onde milhares de pessoas de todo o Brasil foram levar sua homenagem ao médium. A bandeira do Fluminense estava destacada em seu caixão.

Durante todo dia diversos espíritas comentaram sobre a vida e missão de Celso Almeida Afonso e sobre a doutrina dos Espíritas. As 17h Celso foi sepultado no cemitério São João Batista  onde uma multidão deu o ultimo adeus. Dezenas de coroa de flores foram depositadas no tumulo da família,  demonstrando o carinho e o amor de Uberaba por ele. 
Celso psicografou mais de 30 mil cartas de familiares e editou 34 livros e cinco CD’s, doando todos os direitos autorais a instituições espíritas. Ele foi um baluarte, um grande missionário; cumpriu sua missão com louvor. Celso também trabalhou com o médium Chico Xavier. As pessoas consideravam-no um sucessor do Chico, mas ele afirmava que era um aluno de Chico Xavier”.
O filho Fábio de Almeida Afonso recorda que o pai, que deixou três filhos, noras e netos, casado com Dona Silvia Almeida, recebeu várias mensagens de espíritos ilustres, entre eles: Clara Nunes, Altemar Dutra, o piloto do helicóptero acidentado de Ulisses Guimarães, do Mamonas Assassinas e muitas outras mensagens. Psicografando livros, escreveu Fonte Fraterna, com mensagens de otimismo, e concedeu entrevistas ao Globo Repórter, Fantástico e revista Isto É. Participou do programa da Ana Maria Braga e muitos outros. “Ninguém é insubstituível, porém meu pai sempre procurou pessoas que pudessem se sentar à mesa e auxiliar o centro psicografando. Mas essa não é uma tarefa fácil. Encontrar pessoas comprometidas, que possam estar à frente do centro assim como ele estava”, lamenta o filho Celso de Almeida Afonso Júnior. Segundo ele, o pai acreditava ser importante falar sobre a Doutrina Espírita. “O que falamos pode chegar como cura e alívio a inúmeros lares da cidade, e foi o que o meu pai fez durante toda a vida”, relembra o filho.

Ainda jovem, aos 16 anos Celso morava em São Paulo e em visita a tia moradora em Sacramento – MG  decidiu conhecer Chico Xavier. Ao ver o tumulto e o número de pessoas que rodeavam o Chico Xavier, Celso se assustou. Foi quando uma senhora pediu: "Chico, autografa esse livro pra mim". Chico olhou para ele e disse: "Só se o Celso me emprestar a caneta que ele tem no bolso", contam os amigos e familiares.

Celso lutou contra o chamado, mas desde os 23 anos, quando psicografou sua primeira carta, não parou mais de ajudar aqueles que vinham até ele em busca de apoio e conforto.

Falecimento – Celso de Almeida Afonso faleceu na madrugada de terça-feira por falência múltipla de órgãos. No hospital de câncer de Uberaba.O médium foi diagnosticado com câncer de esôfago, entrando em tratamento intensivo, sendo submetido a uma cirurgia para retirada de parte do esôfago e estômago. Durante sua enfermidade, o médium Celso de Almeida Afonso foi atendido pela equipe médica do Hospital do cancer Dr. Hélio Angotti, formada por: Jane de Godoi, Ivone Elisabete Ferreira Leboreiro, Elizabeth Mioko Morinaka e Aderbal Garcia Bernardes. O espírita iniciou o tratamento nesta instituição em fevereiro de 2012.

O jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho Diretor de dois Jornais em Três Lagoas – MS um jornal espírita e responsável pela casa espírita Grupo da Fraternidade José Grosso e Maria João de Deus, esteve em Uberaba para acompanhar o sepultamento do amigo e irmão Celso. Lembra que o médium esteve em Três Lagoas a trabalho de psicografia  por mais de 23 anos,   seguidamente,  todos os anos. Celso consolava muitos corações com lindas mensagens.    Luizinho foi acompanhado de Florizo chegou em Uberaba no final da tarde indo direto para o cemitério a onde fez  prece e fotografou as flores depositadas no tumulo.

Conta Luizinho emocionado que ao chegar em Uberaba logo na entrada um belissimo arco-iris formava cores mais lindas indo em direção ao cemitério. Tenho 60 anos de vida e nunca vi um arco-iris mais lindo em cima de Uberaba. Dava para ver nitidamente com suas cores mais lindas em cima da querida cidade mineira;  na prece no túmulo os passarinhos cantavam sem  parar.

Dali o jornalista seguiu para casa de Médium Celso encontrando la Dona Silvia e outros familiares do médium. Seguiu à casa do Allan Kardec Silva e outros amigos e na quarta-feira pela manhã visitou o cunhado de Celso o senhor Tomas da Bateria a quem Celso tinha muito carinho e admiração.

Vale lembrar que Celso tinha como mentor “seu” Adelino de Carvalho. Ele veio a falecer no mês que a comunidade espírita homenageia seu mentor, o que o grupo de  Três Lagoas realiza a há mais de 18 anos.

Celso trabalhou pela ultima vez na psicografia em Uberaba no dia 16 de dezembro de 2011, e minha filha Heleyne Cristina Garcia Corrêa escreveu sua ultima mensagem pelas mãos iluminada de Celso Afonso.

Colaboração: Luiz Corrêa.

Celso psicografando...   Túmulo da família de Celso em Uberaba, MG.

O florido túmulo de Celso  Homenagem dos irmãos espíritas de outras cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário